9 de fev. de 2014

Meu pneu furou! E agora?!

Fala galera!

Furar o pneu do carro é algo praticamente normal e que pode acontecer com qualquer um. Mas será que "qualquer" motorista sabe substituir o pneu furado pelo estepe? Não precisamos ir longe para responder. Me responda daí mesmo: você sabe trocar pneu?
Fotos: Divulgação



Se a resposta for "sim", beleza! Você está apto para se virar e não passar apuros em uma situação como essa. Mas e se a resposta for "não"? "Ah, daí eu chamo o guincho, fica sossegado. Meu seguro paga mesmo".

Ok, até aceito essa resposta. Mas te mando outra perguntinha difícil de responder: e se você estiver no meio da rodovia, à noite, onde não pega sinal de celular. "Ah, vou andando até um orelhão". Certo, mas só se estiver em uma rodovia de São Paulo, né? Pega uma rodovia do interior de Minas, como a BR-365 por exemplo. Vai fazer o que?

Bom, vamos ao que interessa que já estamos achando "desculpas" demais. Sabe trocar pneu? Não? Então vamos aprender. Ponto.



A primeira coisa que você, homem ou mulher, precisa saber: o pneu é de borracha (sério? Achei que fosse de aço!) e pode furar com qualquer objeto pontiagudo, como um parafuso, uma quina de calçada e até mesmo um buraco na rua.

Como saber que o pneu está furado? Se o veículo estiver parado, a calibragem vai baixar e você vai perceber o pneu murcho. Mas se você estiver rodando e passar em um buraco ou "pegar" um parafuso, por exemplo, o volante vai começar a ficar pesado e vai puxar para um dos lados.

Neste caso, estacione em um local seguro, sinalize com o triângulo e vamos começar a trocar o pneu. Vou colocar por tópicos, para ficar mais fácil de entender, ok?



Passo a passo para trocar o pneu:

1- A primeira dica, importantíssima por sinal: puxe o freio de mão ao máximo e engate a primeira marcha, para evitar que o veículo se mova durante a troca.

2- Na sequência, abra o porta-malas e tire o estepe e as ferramentas, que estarão em uma espécie de estojo (pelo menos vem de fábrica assim!). Monte o macaco, equipamento que será para levantar o carro. Montou? Beleza. Vamos lá?

3- Coloque o macaco abaixo da caixa de ar do carro. O que é caixa de ar? É a lateral do veículo, na parte debaixo. Verifique se o macaco está bem firme antes de começar a subir o carro. Colocou? Então deixa ele ali um instante. 

4- Pegue a chave de roda. Tire a calota do carro, se ela for removível. Se não for, não tem problema. Encaixe a chave de roda em um dos parafusos e faça bastante força para movimentá-lo um pouco no sentido anti-horário (se precisar, coloque a chave de roda encaixada no parafuso, na horizontal, e suba em cima da chave! Isso mesmo, suba! Use seu peso para forçar o parafuso).

5- Não os retire completamente, apenas afrouxe eles.

6- Levante o carro usando o macaco. Tem que levantar até o pneu ficar suspenso. Quando suspender o carro bem, pegue o estepe e coloque metade para baixo do carro. Se o macaco deixar o veículo cair, o carro não vai bater no chão, o que preserva seus parafusos no pneu furado (se quebrar os parafusos, meu amigo, daí você vai ter um trabalhão pra trocar. Provavelmente terá que chamar um guincho ou mecânico e desembolsar uma boa grana).

7- Suspendeu o carro? Termine de tirar os parafusos do pneu furado, tire o pneu e coloque o estepe. Em seguida, encaixe os parafusos e comece a apertá-los até o máximo que der.

8- Apertou o máximo? Desça o carro usando o macaco. Faça bastante força para terminar de apertar os parafusos. Se precisar, use novamente o peso do seu corpo, desta vez para apertá-los bem!

9- PRONTO! Você trocou o pneu do seu carro! Simples, não?



Não se esqueça de consertar o pneu furado!

Bom, agora é guardar o pneu furado no porta-malas, junto das ferramentas. E aproveitar para procurar um borracheiro rapidinho para consertar o furo. Vai que outro buraco resolve aparecer na frente mais uma vez e seu pneu fura na próxima esquina? Melhor não arriscar, né?

Aproveite para passar em um posto de combustíveis e calibrar todos os pneus. Geralmente se coloca em torno de 30 libras, mas vai depender do modelo e da altura do pneu. O melhor é você procurar no Manual do Proprietário a calibragem ideal.

E aí, o que acharam das Dicas do Calfat para a "super" troca de pneus? Tá, não é assim uma Brasteeemp de substituição, mas já quebra um galho!

Ficou na dúvida, "imprime as dicas ae" e guarde-as sempre no porta-luvas do carro. Vai que um dia precisa, né?

Um abraço e até o próximo post!

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