17 de out. de 2014

Max EPR: o economizador de combustível que funciona!

Equipamento desenvolvido por empresa uberlandense garante até 20% a menos de consumo e foi testado pela Garagem do Calfat
Fotos: Marcelo Calfat

Já imaginou ganhar 0.3 de potência no veículo e ainda economizar até 20% de combustível? Além de contribuir com o meio-ambiente, reduzindo a emissão de gases poluentes? Isso pode até parecer fora da realidade, mas é algo testado e comprovado com o uso de um equipamento chamado Max EPR, instalado sob o capô do carro. 

A ferramenta, desenvolvida há três anos pela empresa uberlandense Timol Produtos Magnéticos, é um sistema que melhora a qualidade do combustível usado no veículo – tanto gasolina, quanto etanol. Ele funciona da seguinte forma: por meio de magnetismo, o aparelho controla a pressão do combustível para que ele seja queimado 100% na câmara de detonação (normalmente o combustível não é totalmente queimado no motor, gerando uma borra que suja os bicos injetores, podendo causar problemas como perda de potência, por exemplo). 

A gasolina ou o etanol passam pela mangueira de combustível e, “no meio do caminho”, encontram o Max EPR, que por meio de imãs orientados amplia o poder de combustão, aumentando a potência, reduzindo o consumo e permitindo a liberação de menos poluentes.


O Max EPR pode ser instalado em um vasto leque de veículos com injeção eletrônica com sistema multi-point, com motores 1.0 a 2.0 16 válvulas – salvo algumas exceções. Estou falando grego? Bom, essa linguagem é um pouco técnica mesmo e precisa ser detalhada para entendermos o funcionamento do aparelho. A seguir irei explicar de forma simples o teste que fizemos.


Testamos: economia de 17% no Gol 1.0 ano 2014


A convite da desenvolvedora do Max EPR, tive a oportunidade de testar o equipamento junto de Gilvan de Araújo Júnior, técnico em mecânica da Timol, que é um dos desenvolvedores e uma das pessoas que mais entendem do equipamento no Brasil. Para comprovar que não haveria qualquer tipo de vício no veículo, foi alugado um Gol 1.0 ano 2014 exclusivo para o teste. Nele foi instalado um tanque de acrílico transparente no porta-malas, para que pudéssemos visualizar o consumo de combustível no início e no final do percurso.


O teste foi feito na BR-050, na saída de Uberlândia para Uberaba, a partir de um posto de combustíveis, em um trajeto com 30 quilômetros de extensão. A primeira volta foi feita de forma “original”, sem o Max EPR instalado. O tanque de acrílico foi abastecido com uma quantidade aleatória de gasolina (o que importava no teste era quanto o veículo consumiria deste combustível ao final da volta).

Seguimos pela rodovia a uma velocidade média de 100 quilômetros por hora. Em dois trechos de subida um pouco mais inclinada, o pé no acelerador foi mantido pisando fundo, em quinta marcha, e o velocímetro claramente baixou para 80 quilômetros por hora. Ao final da volta, iniciada e finalizada no posto, reabastecemos o tanque de acrílico e a bomba marcou 2,073 litros até uma marca previamente estabelecida.


A segunda volta foi feita com o Max EPR instalado. Logo na saída foi possível perceber um leve ganho de potência no carro, que passou a responder mais prontamente à aceleração. A velocidade média novamente foi de 100 quilômetros por hora, mas nas mesmas subidas o velocímetro caiu para 90 quilômetros por hora (10 quilômetros a mais do que na volta anterior). 

Fizemos exatamente o mesmo trajeto e voltamos para o posto. O tanque de acrílico foi reabastecido e a bomba, desta vez, marcou 1,769, uma economia comprovada de 17,1%.


Segundo o técnico em mecânica Gilvan Júnior, essa economia vai sendo ampliada gradativamente conforme o trajeto e em alguns casos a redução no consumo chegou aos 30%. Isso significa que: se você roda 300 quilômetros com um tanque de gasolina, passará a rodar 390 quilômetros com o mesmo tanque.


Como comprar?

O Max EPR é vendido em sistema de marketing multinível e custa cerca de R$ 800. Para comprá-lo é preciso procurar um distribuidor do equipamento ou então se tornar um revendedor. No site da empresa www.timol.com.br há mais informações. 

Vale ressaltar que este teste foi feito por minha livre e espontânea vontade e não houve qualquer tipo de incentivo financeiro à coluna Garagem do Calfat. É um aparelho criado em Uberlândia, vendido no país inteiro (hoje existem pelo menos 2 mil usuários, sendo inúmeros veículos de frota empresarial) e que realmente funciona.

Abaixo, confira uma galeria de fotos sobre o teste do equipamento.












Um abraço!
Marcelo Calfat

4 comentários:

  1. Sinônimo de Economia, eficiência e respeito ao meio ambiente, tudo isto em um só produto, aprovado por meu Corsa Wind 96/96, não é atoa que o produto venha da empresa Timol, que mais acolhe adeptos em todo o Brasil.

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  2. EU USO A MAIS DE 2 ANOS,E TENHO NOTADO O DESEMPENHO TANTO NA POTENÇIA, COMO NO CONSUMO E TAMBEM A QUALIDADE DA FUMAÇA NO CANO DE DESCARGA.

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  3. Produto realmente fantástico e eficiente...o Brasil vai conhecer ainda mais este produto depois desta matéria independente....

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  4. Este produto é muito bom, já uso há 5 meses, tive uma melhora de 20% +- e gostei tanto que hoje sou representante dessa marca, caso alguém tenha dúvidas pode me procurar. Robson Silva (71)8854-1264 (Oi/whats) (71)9293-5913.
    facebook.com/robsonsilva01

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